[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Abelardo Barbosa Jr. skandor at gmail.com
Fri May 12 22:21:14 -03 2006

Olha,

Eu acho que a resposta é difícil, porque a pergunta está mal colocada.

Se o seu roteador encaminha X bits por segundo, e a distribuição de tamanhos
de pacotes (fator crítico nessa história) é  a "usual", isso vai consumir Y%
da CPU da máquina. O resto, mediante uma adequada manipulação de
prioridades, estaria disponível para outras tarefas.

O diabo são as flutuações de demanda ...  média de  tamanho de pacote que
cai, ou tráfego bps que aumenta.

Portanto, acho difícil que você consiga fazer testes "científicos" assim,
tentando  gerar carga de CPU.

Dado o preço relativamente modesto, hoje, de processadores de muito
desempenho, eu chutaria que um administrador de rede com juízo deveria
manter uma máquina funcionando como router , em estado normal, um uso de CPU
bem baixo, nada acima de 20%, deixando o resto disponível para enfrentar os
DOS´s e crises, sem por isso"sair do ar".

1 abraço,

Abelardo.