RE: RES: [GTER] Bloqueio total de portas TCP inbound pelo Vírtua

Gustavo Zamboni gzamboni at zael.com.br
Wed Mar 29 17:52:46 -03 2006

Eu tenho o virtua home 8mbps em Sao Paulo e nao tenho problemas de bloqueio.

Para quem tem espero que isso seje algo provisorio do Virtua, como contrôle
de trafego, ainda mais agora que eles precisam ter um pouco de banda
sobrando para rodar bem os servicos em parceria com a embratel de telefonia
(por mais que tais devem rodar com prioridade mais elevada).

O que eu acho que peca no Virtua, é que eles fizeram um puta UP nas versoes
HOME e nas versoes EMPRESARIAIS continua a mesma coisa.
Como é que uma empresa pode servir algo para um home desses ? nao tem muito
sentido.

A minha sugestao seria aumentar as velocidades das versoes empresariais,
mesmo que elas sejem aumentadas apenas dentro da rede virtua (e tudo o que
for fora da rede virtua continue as mesmas). Eu sei que é dificil viabilizar
isso tecnicamente, mas serial MUITO bom e eles iam ganhar muito fazendo
isso.

Acho que a unica maneira de se fazer isso é limitando o total de
transferencia nos routers e nao nos cables com os arquivos cfgs docsys
baixados, mas nao sei se isso é possivel pois  com certeza nao passa tudo
pela a mesma porta, a rede deve ser extremamente complexa. Talvez se fosse
criada uma regra no primeiro router antes de chegar no cliente dizendo "tudo
o que for com destino fora da rede virtua limita para x kbps" e "tudo o que
for para a rede viruta para 10x kbps".

Heheh, to viajando, bom, fica ai minha sugestao muito provavelmente inviavel
por questoes de equipamentos e do exesso de processamento para tal coisa.
"como acredito que o numero de usuarios empresariais nao seje tao alto que
os home vai saber se nao é viavel".

Gustavo