Re: RES: [GTER] Bloqueio total de portas TCP inbound pelo Vírtua

Marcelo Estanislau marcelo at standardnet.com.br
Wed Mar 29 13:32:08 -03 2006

Jean Marcel Vosch escreveu:
> [...]
> por megabyte adicional. O cliente que extrapolar sua franquia terá sua
> velocidade reduzida para a menor velocidade comercializada (150 kbps) até o
> final do mês corrente quando sua velocidade será restaurada para a
> velocidade contratada.
>
> A afirmação "Ninguém navega mais rápido no Brasil" é feita com base na
> inexistência de serviço similar que ofereça velocidade de download superior
> a 8 mbps no mercado brasileiro." ( em resumo, eles sabem que é uma bosta, e
> que não é REALMENTE a mais rápida e por isso põem isso no site)

Não vamos exagerar, o serviço não é 100%, mas gostei de ver downloads a
215KB/s em um link de 2Mbits do vírtua em Porto Alegre/RS a um valor que
a Brasil Telecom oferece por 600Kbps.
> Agora do contrato:
> "08.01 - ... a OPERADORA garante ao ASSINANTE o mínimo de 10% da velocidade
> nominal contratada DENTRO DA SUA REDE, por se tratar de ambiente restrito e
> controlado..."

Realmente pouquíssimo, mas ainda assim melhor que as outras operadoras,
que garantem praticamente a mesma o mesmo CIR ou um pouquinho a mais.
Todas possuem essa política.
> "08.08 - ... NÃO permite a disponibilização do(s) terminal(is) de computador
> a ele(s) conectado(s) como servidor(es) de dados de qualquer espécie,
> inclusive: WEB, FTP, SMTP, POP3, redes virtuais privadas e quaisquer
> conexões entrates que caracterizem ofertas de serviços pelo ASSINANTE, sendo
> tais disponibilizações exclusivas da modalide EMPRESA"

Não é só a NET/Vírtua que faz isso, a Brasil Telecom já vem fazendo isso
a muito tempo, bloqueando TCP 25, 80, 110 e outras.
> Bem, só quero esclarer alguns pontos que ao meu enteder estão errados:
> Em relação a "extrapolar" a franquia, ele dissem que vão diminuir para 150
> kbps pois é a menor taxa comercializada, procurei no site de virtua
> (curitiba) e a menor comercializada é 600 kbps (empresa) e 2mbps
> (residencial).
> Garantir 10% dentro de sua rede?!? Oq isso quer dizer?!? Que baixar
> arquivinhos de teste da virtua, posso baixar até 80 kb/s que tá normal?!?

É isso mesmo. É dentro da rede do Vírtua, não estamos falando de
interconexão (ou estamos?)