[GTER] Circuito não atinge velocidade contratada

Fabrício Barros Cabral fxcabral at yahoo.com.br
Tue Mar 28 01:36:49 -03 2006

On Tue, 2006-03-28 at 01:05 -0300, Rubens Kuhl Jr. wrote:

> Nenhuma tem banda internacional sobrando, e apesar da tendência de
> aumento de tráfego interno, a maior parte do tráfego ainda é
> internacional.

Hummm... sem querer duvidar de você (só por curiosidade mesmo) mas eles
divulgam dados, gráficos ou alguma coisa semelhante que mostre o consumo
dos links? Acharia interessante dar uma olhadinha... :)

> Além disso, nas redes de acesso há limitações, quer por conta de MHz
> disponíveis em Cable, quer por conta de limitação de pps de
> agregadores ADSL.

> As teles hoje são quem chega até o usuário final, usando ADSL ou Cable.
> O modelo de SVA é história pra boi dormir.

E todos aqueles providers wireless e até Cable mesmo, que fornecem
acesso para condomínios e outros usuários, foram pro saco? Na minha
cidade, por exemplo, que possue muitos condomínios verticais, a
quantidade de usuários banda larga que utilizam-se de serviços de ISPs
wireless é bem considerável (mas com certeza, não é maioria).

> Virtua(NET/Embratel) está implementando controle de P2P. Eu consigo
> taxas de HTTP que eu não consigo com BitTorrent, eMule etc., para um
> IP em localidade similar.

Do ponto de vista técnico, nós sabemos que eles podem fazer isso. Mas do
ponto de vista *legal*, eles podem fazer isso? O contrato que assinamos
deixa uma margem de manobra tão grande para eles, que permite isso?

> Speedy(Telefônica) tem cache coercitivo de HTTP, experimente abrir uma
> conexão TCP em porta 80 e ver se do outro lado a conexão está ou não
> estabelecida antes de você mandar um GET alguma coisa.

A utilização de proxy/cache web transparente é quase um padrão nas
redes. Se eles não degradam o serviço (e até pelo contrário, acredito
que ajudam) não vejo impecilho na sua utilização...

> As experiências relatadas de outros serviços de ADSL e Cable são bem similares.

Se alguém da lista souber de alguém mais que faça isso (limitar tráfego
P2P) por favor, fique à vontade para se manifestar! :)

> Entre o cavalo branco e o cavalo preto, não imediatamente... já tem
> projeto genoma para eqüinos ? :-)

Do jeito que a coisa anda, é mais fácil eles implementarem antes um
projeto genoma para políticos, pra saber quem é quem... :)

[]'s

--fx