Re: [GTER] Circuito não atinge velocidade contratada

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Mar 28 01:05:10 -03 2006

> Eu pensei que a maioria das teles tivessem banda "sobrando" e por isso
> *ainda* não precisasse utilizar tais técnicas. Isso, pelo menos ao meu

Nenhuma tem banda internacional sobrando, e apesar da tendência de
aumento de tráfego interno, a maior parte do tráfego ainda é
internacional.

Além disso, nas redes de acesso há limitações, quer por conta de MHz
disponíveis em Cable, quer por conta de limitação de pps de
agregadores ADSL.

> ver, seria mais coisa de ISPs, que tem banda limitada e muito usuário
> final, que são os grandes utilizadores das redes P2P.

As teles hoje são quem chega até o usuário final, usando ADSL ou Cable.
O modelo de SVA é história pra boi dormir.

> Agora, se há alguma tele, ISP ou similar que andam implementando esse
> limite, eu gostaria muito de saber... :)

Virtua(NET/Embratel) está implementando controle de P2P. Eu consigo
taxas de HTTP que eu não consigo com BitTorrent, eMule etc., para um
IP em localidade similar.

Speedy(Telefônica) tem cache coercitivo de HTTP, experimente abrir uma
conexão TCP em porta 80 e ver se do outro lado a conexão está ou não
estabelecida antes de você mandar um GET alguma coisa.

As experiências relatadas de outros serviços de ADSL e Cable são bem similares.

> Ou também pode ser um cavalo preto pintado de listras brancas, não é? O
> DNA responde também essa pergunta? ;)

Entre o cavalo branco e o cavalo preto, não imediatamente... já tem
projeto genoma para eqüinos ? :-)

Rubens