Re: [GTER] Circuito não atinge velocidade contratada

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Mar 28 13:16:21 -03 2006

> Hummm... sem querer duvidar de você (só por curiosidade mesmo) mas eles
> divulgam dados, gráficos ou alguma coisa semelhante que mostre o consumo
> dos links? Acharia interessante dar uma olhadinha... :)

Não, nenhuma tem tal transparência. Seria muito bom, mas não acontece.

> E todos aqueles providers wireless e até Cable mesmo, que fornecem
> acesso para condomínios e outros usuários, foram pro saco? Na minha
> cidade, por exemplo, que possue muitos condomínios verticais, a
> quantidade de usuários banda larga que utilizam-se de serviços de ISPs
> wireless é bem considerável (mas com certeza, não é maioria).

Alguns wireless resistem, apesar da Anatel lhes impingir custos que
eles não esperavam como licença SCM e licença de transmissão em 2.4
GHz. Os que tem algum capital estão correndo para tirar ou "alugar"
licença SCM e mudar para 5.8 GHz.

Várias operadoras de cabo deixaram de trabalhar com provedores de SVA
e passaram a atender diretamente a conectividade dos usuários , caso
da NET-Virtua e da Horizon (praças Manaus e interior de SP). Outras
operadoras de cabo abriram SVAs próprios e estão sufocando os outros
SVAs da rede delas.

> Do ponto de vista técnico, nós sabemos que eles podem fazer isso. Mas do
> ponto de vista *legal*, eles podem fazer isso? O contrato que assinamos
> deixa uma margem de manobra tão grande para eles, que permite isso?

Essa eu deixo para os advogados... mas acho que com o serviço de *até*
x kbps, dá para fazer todo controle de tráfego e justificar com o
"até". Bloqueio porém como foi relatado hoje não se encaixaria nesse
termo, precisaria de provisão específica.

> A utilização de proxy/cache web transparente é quase um padrão nas
> redes. Se eles não degradam o serviço (e até pelo contrário, acredito
> que ajudam) não vejo impecilho na sua utilização...

Procure nos arquivos da lista que você vai ver quantas reclamações
sobre esse proxy/cache já apareceram... ele é campeão de introduzir
indisponibilidade.

Rubens