[GTER] PPP Multilink - Router Cisco

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Mar 13 16:55:18 -03 2006

Andre Costa wrote:
> Amigo ...
>
> A aplicação aqui é um simples balanceamento ...

Se for somente PPP, sem MLPPP, a utilizacao de CPU deve ser a mesma de
HDLC, PPP so implica em utilizacao maior na parte de LCP e IPCP, que e'
o estabelecimento da conexao.

Vantagens adicionais de PPP:

Durante a sessao estabelecida, PPP possibilita monitoracao de qualidade
de link (LQR)

Falhas de control-plane do lado remoto, possivelmente gerando problemas
de roteamento(rotas estaticas nao sendo removidas, convergencia
dependendo de timers de protocolos de roteamento nao de nivel 2).

Para balanceamento de links de baixa velocidade, pelo que sei, o HDLC
nao tem o equivalente do MLPPP com fragmentacao, e ECMP nao e' adequado
para casos em que possa existir resequenciamento dos pacotes (MLPPP
'cuida' disto por baixo dos panos).