[GTER] Balanceamento per-packet e VoIP (era: Problema no balanceamento de carga)

Everton da Silva Marques EMarques at diveo.net.br
Fri Jun 2 14:41:01 -03 2006

Julio Arruda escreveu:

> Ao menos nas redes em que eu trabalhei, per-packet
> load balance era considerado prejudicial a qualidade
> de voz o suficiente para justificar nao usar o mesmo.

A menos que a rede já exercite problemas relevantes
de latência, a lenda do balanceamento per-packet
afetar qualidade de voz não faz sentido.

O "pulo do gato" é que a mera alteração de ordem de
pacotes acrescenta atraso *desprezível*, mesmo em
relação à compensação oferecida por janelas modestas
de de-jitter. Considere uma janela de de-jitter pequena.
Compare com quanta latência acrescenta uma simples
mudança de ordem: virtualmente nenhuma, a menos que
haja problemas subjacentes de *capacidade*
(congestionamentos em links, saturamentos de CPUs).

Quando a adição de balanceamento per-packet afeta
a qualidade de voz, significa que se esbarra em
problemas de capacidade mais relevantes para a
qualidade da voz do que especificamente a perda
de ordem.