[GTER] Balanceamento per-packet e VoIP (era: Problema nobalanceamento de carga)

Andre Gustavo Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Fri Jun 2 19:44:25 -03 2006

Isso que vc falou vale pra qualquer rede? Qualquer quantidade de canais de voz?
Qualquer cenário?

> [...]
> pacotes acrescenta atraso *desprezível*, mesmo em
> relação à compensação oferecida por janelas modestas
> de de-jitter. Considere uma janela de de-jitter pequena.
> Compare com quanta latência acrescenta uma simples
> mudança de ordem: virtualmente nenhuma, a menos que
> haja problemas subjacentes de *capacidade*
> (congestionamentos em links, saturamentos de CPUs).

> Quando a adição de balanceamento per-packet afeta
> a qualidade de voz, significa que se esbarra em
> problemas de capacidade mais relevantes para a
> qualidade da voz do que especificamente a perda

Reordenamento de pacotes em larga escala pode afetar capacidade de processamento
em Media Gateways de grande porte. Categorizar como problema pequeno ou
desprezível de forma genérica não me parece algo de trivial associação.
Alterações de ordem podem inserir atrasos pequenos, mas o pequeno é relativo,
pois, quando se considera escala e caminho dos pacotes, os pequenos atrasos e as
pequenas necessidades de buferização se somam e o resultado pode não ser pequeno
nem bonito.

Você parece ter pesquisado o assunto específico. Sabe de material de referência,
papers de pesquisa tratando do assunto de forma mais elaborada? Poderia
compartilhar URLs com o grupo?

[]s, Gustavo Albuquerque