[GTER] Balanceamento per-packet e VoIP (era: Problema no balanceamento de carga)

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Jun 2 12:47:46 -03 2006

Everton da Silva Marques wrote:

> O RTP oferece um número serial utilizado pelas pilhas de
> VoIP para realizar resequenciamento na recepção, em
> conjunção com a janela de de-jitter. Significa que uma
> implementação minimamente prudente de VoIP lidará
> suavemente com pacotes RTP fora de ordem, desde que os
> períodos entre esses pacotes não escapem da janela de
> tempo do buffer de de-jitter. Parece muito improvável
> que o balanceamento per-packet em si introduzisse
> atrasos tão grandes que geralmente comprometesse a
> janela de de-jitter. Assim, a perda de ordem do
> balanceamento per-packet afetaria a qualidade de voz
> [...]

Geralmente os buffer para jitter mais recentes sao adaptativos, se voce
esta 'forcando' para o extremo "maior" do jitter buffer, voce esta
introduzindo delay 'a mais' na voz, antigamente era comum por exemplo um
dejitter buffer de 2 x ptime (20ms para 10ms ou 40ms para 20ms por
exemplo), hoje em dia pelo que veja sao as variacoes nos 'buffers
adaptaveis', vao ate uns 100ms de 'limite maximo', so que voce nao quer
INTRODUZIR ate 100ms de latencia adicional (que e' o que ocorre se
houver out-of-sequence por exemplo).
Ao menos nas redes em que eu trabalhei, per-packet load balance era
considerado prejudicial a qualidade de voz o suficiente para justificar
nao usar o mesmo.
(existe tambem o caso, se voce estiver passando VBD/voicebanddata sobre
uma conexao VOIP, o jitter buffer geralmente e' 'setado' para fixo, e
bem curto, ai e' ainda pior que qualidade de voz sendo afetada com
out-of-sequence).

PS: Quanto maior a velocidade dos links, menos significativo isto, obvio.