RES: RES: [GTER] Autorização para Comunicação Wireless

Rogerio Soares ras at netcanaa.com.br
Thu Jul 27 18:15:22 -03 2006

Boa tarde Fabrício,

A Freqüência 2.4gHz e 5.8gHz são de uso livre no Brasil, você não
Precisa de licença para usá-las, porem os equipamentos terão que
ser homologados.

A licença é para operação do serviço, e só é necessária licença quanto é
para uso comercial, assim sendo para ligar uma matriz-filial não é
necessário nessas freqüências.

Isso não impede você de fazer/tirar uma ART da instalação e fazer o registro
na Anatel da instalação, assim vc ficará 100% dentro dos procedimentos.

---- Esse entendimento não se aplica a você por um link num ponto e
compartilhar entre amigos. --- isso é ilegal, mesmo ptp.
Não pelo fato do link, mas pelo fato de compartilhar uma rede de
telecomunicações, e no caso da filial vc está compartilhando a rede interna
dela, mesmo que você acesse a internet através dela nos dois pontos(o fiscal
pode implicar nesse caso que está fazendo uso ilegal, levei três horas de
argumentação com um fiscal para sair de um caso assim, como o entendimento
Dele não era claro passou, e eu registrei o uso para ter como parâmetro
futuro no caso de um fiscal mal intencionado).

Blz!