[GTER] Monitoramento de rede Giga

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Wed Jul 12 11:15:36 -03 2006

Ois,

>  Vou monitorar uma rede giga, com cerca de 4000 máquinas e gostaria
> de saber se a ferramenta ntop dá conta do recado ou se é melhor usar
> alguma outra ferramenta semelhante ao ntop para este caso.
>
>  A ferramenta irá rodar em uma máquina P4, 1 GB de RAM, com interface
>  de rede giga.
>  Na máquina estará ligada uma fibra com o espelhamento da porta de
>  saída com nosso ISP.
>
>  Estou rodando o ntop para uma rede /24 e ele está me atendendo, mas
>  gostaria de saber se ele vai dar conta quando a rede tiver umas 4000
>  máquinas.

	Ntop? rede giga? 4k maquinas? ta bom... coloca uns 8G de memoria nessa
maquina que talvez dê. O ntop é incrivelmente guloso com a memória.
Pode ser que eles até tenham ajeitado isso, mas das ultimas vezes que
eu usei sempre ele comia toda a memoria ate nao conseguir mais.

>  Qual a melhor ferramenta para monitorar o uso de banda por IP neste
>  caso? Alguma sugestão?

	Netflow com certeza! Vc pode usar o nprobe em uma porta espelhada do
switch. Funciona muito bem.

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP