[GTER] Dúvida sobre PTTs

Pousada Virtual - André Marcelo atendimento at pousadavirtual.com.br
Tue Jan 17 14:58:20 -02 2006

Olá Pessoal,

Estou desenvolvendo um projeto de vídeo streaming e estou com uma dúvida
lascada, gostaria de contar com as dicas de vocês que estão anos luz em
minha frente.

Link internet é algo extremamente caro, isso todos sabem. Mas o que eu
gostaria de saber é em relação aos datacenters, se há alguma política
recebimento ou pagamento pelo tráfego gerando entre os PTTs.

Sendo mais exato: Tenho um servidor de streaming nos Estados Unidos, e por
ser unicast, todas as pessoas se conectam diretamente a ele. Agora digamos
que, por exemplo, a speedy em SP, tenha 1000 pessoas assistindo à
programação a 100 kbps, são 100 Mb de link que esses usuários estão puxando
da speedy. E a speedy está também puxando 100 Mb de link de meu servidor no
datacenter americano.

A minha pergunta é simples: Esses 100 Mb que a speedy puxa do meu servidor
no datacenter americano, é um gasto (eles pagam por isso por isso À alguém?)
ou é um lucro (eles recebem por estarem consumindo esse link)? Ou nem um nem
outro?

Faço essa pergunta, pois dependendo da resposta posso saber se seria
vantagem eu manter um servidor proxy dentro da speedy por ex, para atender
apenas aos usuários deles, pois nesse caso a speedy iria puxar do datacenter
americano apenas 100 kbps, e distribuir os 100 Mb aos seus usuários.

Desde já muito obrigado pela atenção.

Atenciosamente,

André Marcelo