[GTER] DHCP

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Mon Jan 16 12:38:01 -02 2006

Vale lembrar que essa solução também está sujeita a alguém instalar um
servidor PPPoE e passar a atender as requisições... mas enquanto
servidor DHCP é um pacote usual para ser instalado num servidor, um
terminador PPPoE é obviamente malicioso.

Complementar essa solução com algo de monitoração que dê alerta quando
um atendedor PPPoE pirata aparecer para que se possa reagir (e como o
switch não é gerenciável, reagir aqui significa ir fisicamente ao
local e desligar porta por porta até descobrir o gatuno) é necessário.

Rubens

PS: Mas cá entre nós, eu cancelaria minha assinatura de um serviço
condominial assim que descobrisse que ela é tão ruim a ponto de não
isolar o tráfego entre os clientes. E mesmo pessoas sem conhecimento
técnico fariam o mesmo ao entender os efeitos disso... é o tipo de
risco de negócios gerado por economizar onde não se deve.