Re: RES: [GTER] "Faça um manual para que qualquer um p ossa resolver o problema."
Juliao Braga
juliao at braga.eti.br
Tue Feb 21 20:27:39 -03 2006
Marlon,
A Módulo, no Boletim 419, que circulou hoje encaminhou uma referência
interessante sobre a síndrome de Dédalo (Síndrome de Dédalo: Dilemas éticos
e jurídicos do profissional de segurança da informação, de Jorge Luiz
Passos). Um texto muito interessante! Não resolve as dúvidas mas vale a pena
ler e meditar, apesar de específico. Embora a recomendação da leitura,
talvez fosse melhor, para os chefes que tivessem a coragem que temos, de
avaliar, estudar, compreender e implementar paradigmas (inclusive os
malucos):
http://www.modulo.com.br/index.jsp?page=3&catid=17&objid=77&pagecounter=0&idiom=0
[]'s
Julião
---
Pegasus®
12-8141-9836 / 31-9252-2325 / 37-3433-1011
Sistemas Autônomos, Empresas Autônomas
http://www.telesa.com.br/sa_ea/
On 2/21/06, MARLON BORBA <MBORBA at trf3.gov.br> wrote:
> Até certo ponto concordo. Não ataco o dever de documentar. O problema está
> na empresa e/ou no chefe pães-duros que utilizem os manuais como uma forma
> cômoda de se esquivarem da obrigação de investir em treinamento do
> pessoal.
>
> Há ainda o problema das pessoas que desejam ver tudo resolvido com o
> mínimo esforço (desobrigando-se, por exemplo, de melhorar a própria
> formação). Eu, pelo menos, se tenho de seguir a receita de bolo, preciso
> entender muito bem por que estou executando os passos (se existir uma
> instrução do tipo "beba estricnina" e eu a seguir sem nenhum senso crítico
> terei carimbado o passaporte para Caixa-Pregos).
>
More information about the gter
mailing list