Re: RES: [GTER] "Faça um manual para que qualquer um p ossa resolver o problema."

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Feb 21 19:13:03 -03 2006

Marlon,

Você não pode deixar o erro da empresa/chefes de achar que
receita-de-bolo resolve problemas não-lineares como os de TI, fazer
você cometer o erro de não documentar.

Minha sugestão, muito próxima de outra dada nesta thread, é gerar dois
documentos:
1) Um descritivo do projeto focado em conhece os produtos usados, e
contém apenas os detalhes relevantes de customização. Então se foi
usado um Debian Linux, por exemplo, apareceria como "Instalado Debian
Linux Sarge 3.1".
2) Um as-built do projeto com todos os passos dados (no exempo do ítem
anterior, apareceriam telas de seleção de pacotes e histórico de
comandos). Log no programa terminal usado para configurar uma máquina
*nix ou equipamento de rede é ótimo para gerar isso quase
automagicamente.

Isso consegue contemplar todos os públicos: aos realmente aptos, o
descritivo não entra em detalhes desnecessários, e o as-built permite
reconhecer alguma especificidade que tenha escapado do primeiro ítem
quando de um troubleshooting mais complicado. Aos PHBs
(PHB=Pointed-Hair-Boss, chefe do Dilbert), o as-built tem toda a
aparência de que a Dona Marta (a secretária tarada do Angeli)
conseguiria fazer a instalação, porém não há nada no documento que
diga isso, o que atende à sua vontade de não assinar embaixo de algo
que você sabe que não vai funcionar (deixar alguém não qualificado
instalar o sistema).

Rubens