[GTER] Firewall Nokia

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Apr 25 13:05:21 -03 2006

> Hoje o server suporta HTTPS, provavelmente para monitorar os webservices
> como quero o ideal será o firewall fechar o SSL.
>
> Você citou que um equipamento como esse pode ser um pouco caro. Você tem
> idéia de preço?

Só um equipamento Nokia IP 1260 deve custar uns R$200k no BR(dado que
ele custa US$35k - US$45k FOB), na configuração só com as 4
FastEthernet on-board. O custo de licenciamento de software e de
contrato de manutenção pode levar fácil para a escala dos R$500k, ou
R$750k para uma configuração redundante.

> A previsão de crescimento do meu ambiente é grande e eu quero evitar
> montar um firewall e depois de pouco tempo ele nao atender mais e ter
> que reinvestir ($$). Por isso quero algo que de início pareça um pouco
> "super-dimensionado".

Algo a considerar como opção são produtos que tenham um background
mais de aplicação e menos de firewall, que tem sido extendidos com
diversos features de segurança. Entre outros produtos de
SLB/SSL-acceleration/WEB-acceleration, eu checaria pelo menos o
DX-3200 da Juniper (cujos preços FOB USA começam em US$ 10k).

Rubens