Re: [GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

Leonardo Souza leonardo.gama at gmx.net
Sat Sep 17 14:44:50 -03 2005

> Leonardo, acho que você poderia ser mais pragmático e menos agressivo.
Realmente, para quem considera uma opinião pessoal como verdade absoluta eu
fui agressivo. E o pior, sem ao menos checar na prática se aquilo
corresponde à realidade.

> O cliente normalmente não quer saber de CIR ou EIR, que saber de link
> contratado e banda garantida.
Você não entendeu o que eu escrevi. Não é disso de que se trata. A questão é
que o Rubens omitiu um pequeno detalhe, crucial para o entendimento do
problema. Isso poderia ser considerado como tendencioso.

> Se a operadora não permite que vc chegue ao máximo do link contratado
> e não te diz implicitamente, está agindo de má-fé.
Você quis dizer explicitamente?
Realmente seria má-fé. Agora se você diz que precisa de X de banda, te
oferecem X de banda e depois você reclama que a banda não chega a X+Y é
incoerência.

> Antes que você reclame, não estou falando da capacidade nominal do
> contrato de acesso local.
>
> Se você contrata 1 Mbps e a operadora te fornece um contrato de 1 Mbps
> dizendo que garante 512Kbps, o cliente espera ter a possibilidade de
> chegar à 1Mbps.
Com o frame-relay você poder ter rajadas de 1Mbps (instantaneamente). É
simples, você contratou um link nominal de 1Mbps, banda de 512Kbps (em um
segundo você poderá trafegar no máximo 512k bits) e com rajadas iguais à
velocidade nominal do link (respeitando a quantidade total de bits que você
pode trafegar em um segundo)
CIR=Bc/Tc.

> Com que protocolo de acesso a operadora implementará isso, e que
> disciplina de gerenciamento de tráfego ela utilizará, é problema dela.
Estamos falando sobre frame-relay...

> Eu entendi o que o Rubens quis dizer no e-mail dele. Acho que não
> precisávamos desse espetáculo.
Minha intenção aqui é expor os fatos e agregar informações, agora cada um
deve tirar suas próprias conclusões. Não quero ser nem de longe o dono da
'verdade'.
Discussões são sempre proveitosas e podemos tirar várias lições delas.

abraços,
Leonardo Gama

--
Lust, ein paar Euro nebenbei zu verdienen? Ohne Kosten, ohne Risiko!
Satte Provisionen für GMX Partner: http://www.gmx.net/de/go/partner