Re: [GTER] Dúvida sobre conectividade WAN SPO-CGR.

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Thu Sep 15 20:24:17 -03 2005

Leonardo, acho que você poderia ser mais pragmático e menos agressivo.

O cliente normalmente não quer saber de CIR ou EIR, que saber de link
contratado e banda garantida.

Se a operadora não permite que vc chegue ao máximo do link contratado
e não te diz implicitamente, está agindo de má-fé.

Antes que você reclame, não estou falando da capacidade nominal do
contrato de acesso local.

Se você contrata 1 Mbps e a operadora te fornece um contrato de 1 Mbps
dizendo que garante 512Kbps, o cliente espera ter a possibilidade de
chegar à 1Mbps.

Com que protocolo de acesso a operadora implementará isso, e que
disciplina de gerenciamento de tráfego ela utilizará, é problema dela.

Eu entendi o que o Rubens quis dizer no e-mail dele. Acho que não
precisávamos desse espetáculo.

Marlon, o que você deve esperar de um contrato é que a operadora
coloque em termos claros o que ela vai oferecer. Se ela trocar seu
circuito por PPP e depois quiser fazer controle de tráfego com
policing (srTCM ou trTCM) e shaping, problema dela, você nem precisa
saber das siglas, precisa saber em termos leigos, que um Juiz possa
entender numa disputa, qual é exatamente o serviço que estás
contratando.

[]s, Gustavo

[]s, Gustavo