[GTER] VoIp x Picotamento

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sun Oct 30 11:15:45 -02 2005

Diogo Duarte wrote:
> Minha empresa possui um estrutura VoIP que funciona da seguinte forma,
> possuimos um Softswitch em SP e diversos GW de voz no Brasil, a comunicação
> esntre estes POP's são feitos através de links de internet da EBT, a não ser
> o pop de SP que possui link da IMPSAT.
>
> Em determinados momentos do dia, notamos um picotamento da chamada que chega
> a comprometer sua qualidade, estou buscando soluções para este problema,
> numa primeira instancia pensei em contratar um link de internet da EBT aqui
> para São Paulo, pois aqui são geradas todas as chamadas. Com este link da
> [...]

Voce ja fez alguma captura, algum tipo de estudo das chamadas com picote
  ? O proprio ethereal pode "ver" a stream RTP e dar informacoes da
mesma (nao para IAX, mas lembro de ter visto ferramentas para IAX).
Fez um calculo da reserva de banda necessaria em funcao da sua matrix de
  comunidade de interesse de trafego, para ver se voce esta tendo
problemas de pura banda, ou se e' algo relacionado com jitter por
exemplo por delay de serializacao ?