Re: [GTER] Controle de tráfego com CBQ

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Oct 20 14:41:34 -02 2005

Se você tem um limitador de banda para os clientes que não deixa mais
do que x kbps contratados serem entregues, ele funciona para qualquer
protocolo... então não mais do que o permitido para cada cliente será
entregue. O detalhe é que os fluxos UDP que tiverem pacotes dropados
continuarão a vir no mesmo ritmo da Internet para sua rede, e a gastar
a mesma banda no canal Internet... mas se isso é um problema ou não,
só análise de tráfego do seu canal pode dizer.

O que se pode fazer para aplicações de streaming é interceptar e
prover cache e policiar o uso, tal como se faz com HTTP. Infelizmente
as soluções que conheço para isso são comerciais e caras... uma
alternativa pode ser bloquear portas específicas de streaming em UDP,
forçando os programas a usarem TCP e aí reagirem ao controle de banda.

Já com jogo online, prover alguns servidores de jogos para seus
clientes pode tirar parte do tráfego que teria que vir de servidores
externos para seu cano e levá-lo para dentro da sua rede. Mesmo que
usuários de outras redes e provedores usem seus servidores de jogos,
isso tende a usar um tráfego seu que deve ter pouco uso, o uplink.
Jogo online tem conseguido gerar mais demanda de conectividade no
mundo do que p0rn, é algo a abraçar como oportunidade de negócios.

Rubens