[GTER] Cisco x 2 Rotas

david at infonet.com.br david at infonet.com.br
Wed Oct 19 18:53:07 -02 2005

Citando Andre Gustavo Albuquerque <gustavo.albuquerque at gmail.com>:

> Se você está conectado a um mesmo provedor de backbone, por que isso deveria
> importar?

...minha preocupação, a depender de como for feita a configuração, é que o roteador não
saiba a quem entregar o trafego de saida para a internet, ou, por exemplo, todo o trafego
de saída seja direcionado para somente um backbone (4xE1s).

> Acredito que você paga o mesmo tanto pra cada E1 contratada. Os blocos de
> endereçamento IP que a Embratel te passou fazem parte do bloco maior alocado à
> ela, logo, ela mesmo anuncia isto pros outros Autonomous Systems.

entendi.

> O problema do Evandro era bem diferente, pois um bloco de endereços pertence à
> operadora X e ele não pode encaminhar pacotes desse bloco pra operadora Y. O
> balanceamento no caso dele é impossível de ser efetivado sem utilização de AS
> próprio e EBGP ou de algum mecanismo que faça algumas travessuras com NAT e
> jogatinas de resolução DNS.

entendi.

> Se o teu roteador suportar Multipath eBGP, suportando balanceamento de 8 links,
> acho que teu problema está resolvido.

...é justamente aqui que mora o problema :-), já li por diversas vezes, no proprio site
da Cisco, sobre o protocolo BGP e não vejo como ele pode me ajudar...acho que é burrice
minha mesmo! Seria algo como um BGP privado? Os tecnicos da propria operadora não estão
nos ajudando muito (na verdade, nada) neste sentido.

> Se a conexão entre você e a embratel é feita usando um equipamento apenas de
> cada lado, outra solução conveniente seria utilizar MLPPP.

...infelizmente estão em roteadores diferentes (na ponta da embratel), aqui é só em um
roteador. Na verdade hoje já faço uso do MLPPP, mas para atender ao seguinte cenario:
tenho um link com a embratel e outro com a telemar, com as rotas default garantindo a
saida dos hosts na rede embratel para o link embratel, e MLPPP + route-map garantindo a
saida dos hosts na rede telemar para o link telemar. Mas isso ira modificar, tirarei
8mbps telemar e colocarei 8mbps embratel, só estou dependendo agora de como configurar o
router.