[GTER] Cisco x 2 Rotas

Andre Gustavo Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Oct 18 23:36:31 -02 2005

Se você está conectado a um mesmo provedor de backbone, por que isso deveria
importar?

Acredito que você paga o mesmo tanto pra cada E1 contratada. Os blocos de
endereçamento IP que a Embratel te passou fazem parte do bloco maior alocado à
ela, logo, ela mesmo anuncia isto pros outros Autonomous Systems.

O problema do Evandro era bem diferente, pois um bloco de endereços pertence à
operadora X e ele não pode encaminhar pacotes desse bloco pra operadora Y. O
balanceamento no caso dele é impossível de ser efetivado sem utilização de AS
próprio e EBGP ou de algum mecanismo que faça algumas travessuras com NAT e
jogatinas de resolução DNS.

Se o teu roteador suportar Multipath eBGP, suportando balanceamento de 8 links,
acho que teu problema está resolvido.

Se a conexão entre você e a embratel é feita usando um equipamento apenas de
cada lado, outra solução conveniente seria utilizar MLPPP.

Um abraço, Gustavo Albuquerque