[GTER] Cisco x 2 Rotas

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Oct 19 23:05:01 -02 2005

> ...minha preocupação, a depender de como for feita a configuração, é que o roteador não
> saiba a quem entregar o trafego de saida para a internet, ou, por exemplo, todo o trafego
> de saída seja direcionado para somente um backbone (4xE1s).

O tráfego de saída está sob seu controle direto. Algo mais preocupante
é o tráfego de entrada... especialmente se o seu maior tráfego é de
entrada, o que é bem provável.

> ...é justamente aqui que mora o problema :-), já li por diversas vezes, no proprio site
> da Cisco, sobre o protocolo BGP e não vejo como ele pode me ajudar...acho que é burrice
> minha mesmo! Seria algo como um BGP privado? Os tecnicos da propria operadora não estão
> nos ajudando muito (na verdade, nada) neste sentido.

O protocolo BGP é o único meio prático de roteamento dinâmico entre
redes IP independentes. De fato não é necessário roteamento dinâmico
no seu caso, mas mesmo assim o BGP pode ajudar criando mecanismos de
indireção que no final das contas dariam o balanceamento que você
quer.
E sim, como você não tem um ASN, seria BGP com um AS privado.
Você sabe que roteador atende o seu centro de roteamento ? A Embratel
tem o bom hábito de evitar ligar BGP em 7500 (não que não seja
possível, apenas falta ao 7500 bons mecanismos de proteção do plano de
controle), mas diversos centros de roteamento de menor porte tem 7500
e não 12000. Assim, eles podem estar desconversando em usar BGP porque
isso implicaria ou em dificuldades logísticas (troca do roteador) ou
olhar para o lado nas práticas de Engenharia deles.

> ...infelizmente estão em roteadores diferentes (na ponta da embratel), aqui é só em um
> roteador. Na verdade hoje já faço uso do MLPPP, mas para atender ao seguinte cenario:
> tenho um link com a embratel e outro com a telemar, com as rotas default garantindo a
> saida dos hosts na rede embratel para o link embratel, e MLPPP + route-map garantindo a
> saida dos hosts na rede telemar para o link telemar. Mas isso ira modificar, tirarei
> 8mbps telemar e colocarei 8mbps embratel, só estou dependendo agora de como configurar o
> router.

E você pode manter o mesmo esquema. Os antigos blocos Embratel seguem
a rota default; os novos blocos Embratel que vão substituir os da
Telemar você divide em 4 subnets, e cada uma tem como next-hop um dos
links.

Para que um único route-map fizesse balanceamento entre os 4 links, é
possível usar um comando dos IOS muito recentes "set ip next-hop
recursive". O uso não é simples e direto e acho bem pouco provável que
você tenha a opção de usar esse comando no roteador/versão que você
tem, mais prático usar o método anterior.

Rubens