[GTER] roteamento

Rafael rafael at grupouds.com.br
Tue Oct 18 18:08:22 -02 2005

Caros Srs,

        Vou tentar explicar melhor minha dúvida, tenho 02 conexões com a
internet, uma é um LINK Frame Relay direto com a brasil telecom ( vamos
chamar de link ) e outra é um ADSL convencional ( vamos chamar de
ADSL).Ambos estão conectados ao meu firewall, estando o LINK como rota
default.A minha dúvida é o seguinte, gostaria de que  um cliente pudesse
acessar sua máquina ( à qual fica dentro da minha rede e  para tanto a
conexão é protegida pelo meu firewall ).Neste momento é que encontro o
problema, eu só consigo fazer um NAT no firewall através de conexões que
entram pelo LINK , ou seja,  através da rota default.Quando a conexão entra
através da rota do ADSL a qual não é a rota padrao ( default)  o NAT não
funciona e o cliente não consegue acessar à sua máquina. Lembrando que se
fizermos a inversão colocando o ADSL como default, o NAT passa a funcionar
exclusivamente para o ADSL, mantendo sempre o padrao de funcionar somente na
rota padrao.O meu NAT é feito atraves do IPTABLES, abaixo um exemplo:
$IPTABLES -t nat -A PREROUTING -d 2.2.2.2 -p tcp -m tcp --dport 2222 -j
DNAT --to-destination 3.3.3.3:2222

Agradeço desde já.