[GTER] Ethernet-over-SDH - Tutorial/Prós-e-Contras.

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Wed Nov 30 17:53:25 -02 2005

On Wed, 30 Nov 2005, MARLON BORBA wrote:

> Estamos em processo de especificar um circuito de dados para Internet
> baseado em Metro Ethernet. Uma das empresas com as quais temos trocado
> idéias, a respeito desse tema, propôs um "link" Ethernet-over-SDH.
> Assim, tenho algumas dúvidas que gostaria de levar-lhes ao conhecimento
> e pedir que indiquem tutoriais ou análises de prós-e-contras dessa
> tecnologia.

antes de qualquer coisa veja se não fica mais barato alugar fibra apagada.

equipamentos como estes http://www.rad.com/Home/0,6583,957,00.html

> . Para garantir nível mínimo de disponibilidade, será possível firmar um SLA entre o TRF e a operadora?

creio que sim, fibras são altamente confiáveis, e é relativamente fácil
avaliar a confiabilidade, a chance di pifar é o produto da chance de pifar
cada adaptador pela chance da uma comgás/telefônica/prefeitura/sabesp,etc.
arrancar a fibra ao abrir um daqueles buracos dos quais eles gostam tanto.

> . E se nós quisermos implementar Quality of Service ponto-a-ponto entre nós e o PoP da operadora, poderemos fazer isso? Estará incluso no custo do circuito ou será uma despesa à parte?

aí, brimo, precisa negociar, ma creio que não.

> . As operadoras costumam disponibilizar, para monitoração de tráfego, uma interface do tipo Cacti ou RRDTOOL com segmentação por protocolo?

tráfego total, provavelmente sim, segmentado por protocolo, provavelmente
não. não esqueça que sonet é nível de enlace, a priori eles nem sabem de
protocolos.