[GTER] Ethernet-over-SDH - Tutorial/Prós-e-Contras.

MARLON BORBA mborba at trf3.gov.br
Wed Nov 30 17:40:53 -02 2005

Srs.,

Estamos em processo de especificar um circuito de dados para Internet baseado em Metro Ethernet. Uma das empresas com as quais temos trocado idéias, a respeito desse tema, propôs um "link" Ethernet-over-SDH. Assim, tenho algumas dúvidas que gostaria de levar-lhes ao conhecimento e pedir que indiquem tutoriais ou análises de prós-e-contras dessa tecnologia.

. Que tipo de equipamento executa o encapsulamento dos "frames" Ethernet sobre SDH? Preocupa-me, também, a segurança desse equipamento (não será ele suscetível a ataques como DoS?).
. Para garantir nível mínimo de disponibilidade, será possível firmar um SLA entre o TRF e a operadora?
. E se nós quisermos implementar Quality of Service ponto-a-ponto entre nós e o PoP da operadora, poderemos fazer isso? Estará incluso no custo do circuito ou será uma despesa à parte?
. As operadoras costumam disponibilizar, para monitoração de tráfego, uma interface do tipo Cacti ou RRDTOOL com segmentação por protocolo?

Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
GTER 20/GTS 02.05 - Participe!