RE: [GTER] Ethernet-over-SDH - Tutorial/Prós-e-Contras.

Giangrossi, Igor igiangrossi at riverstonenet.com
Wed Nov 30 18:12:02 -02 2005


Marlon,

. Que tipo de equipamento executa o encapsulamento dos "frames" Ethernet sobre SDH? Preocupa-me, também, a segurança desse equipamento (não será ele suscetível a ataques como DoS?).
[Igor] São equipamentos do tipo ADM (Add-Drop Multiplexer) SDH com interfaces de acesso Ethernet, ou seja o transporte é feito em SDH, e os equipamentos de saída convertem os frames para Ethernet. SDH é um protocolo de transporte que não tem acesso à camada IP. Alguns equipamentos até realizam MAC learning nas portas Ethernet, mas no final serão muito semelhantes a um switch Ethernet com limitações. Para realizar este transporte, eles fazem um mapeamento da porta Ethernet a circuitos E1 (STM-1 nos mais antigos) e utilizam protocolos como GFP, LCAS, etc. Fabricantes usuais: Lucent, Alcatel, Ericsson, Siemens, Ciena, ECI, etc...

. Para garantir nível mínimo de disponibilidade, será possível firmar um SLA entre o TRF e a operadora?
[Igor] Provavelmente sim. Estes equipamentos são os mesmos que transportam suas conexões ATM ou Frame Relay, a única diferença é a interface de saída.

. E se nós quisermos implementar Quality of Service ponto-a-ponto entre nós e o PoP da operadora, poderemos fazer isso? Estará incluso no custo do circuito ou será uma despesa à parte?
[Igor] Isso depende do equipamento que eles usam, verifique com a operadora. Mas não espere muita funcionalidade além da camada Ethernet.

. As operadoras costumam disponibilizar, para monitoração de tráfego, uma interface do tipo Cacti ou RRDTOOL com segmentação por protocolo?
[Igor] Talvez apenas tráfego total das portas, pois os equipamentos geralmente não têm acesso à camada IP.

Se quiser saber um pouco mais sobre os protocolos usados em redes Metro Ethernet nativas, assista a minha apresentação no GTER sexta-feira ;-)

Abraços,

Igor Giangrossi
Sr. Systems Engineer, CALA
Riverstone Networks
Cell: +55-11-8175-9413
Email: igiangrossi at riverstonenet.com 



Abraços,
Marlon Borba, CISSP.
--
GTER 20/GTS 02.05 - Participe!
http://eng.registro.br/gter20/prog.html
--
--
gter list    https://eng.registro.br/mailman/listinfo/gter



More information about the gter mailing list