[GTER] Domínios em Português

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Wed May 4 17:31:53 -03 2005

Marlon,

On Wed, May 04, 2005 at 05:08:13PM -0300, Marlon Borba wrote:

> o problema que vejo, além daqueles levantados pelo Demi, é o fato
> de esse recurso não ser portável. se não me engano, por não haver
> nenhum "standard" universal em RFC, cada implementação de DNS

Não é o caso, isto é standard[1] já fazem 2 anos.

> nacionalizado deve ser suportada pelo "browser". imaginem a situação
> de um "dekassegui" lá no Japão que receba a notícia de, para ler seu
> webmail, ter de baixar um "plugin" qualquer que a versão japonesa do
> "browser" XPTO não foi feito para suportar... ou, o que é pior, os
> "browsers" terem de vir todos com pacotes de internacionalização que
> os tornem mais "fatware" do que eles já são. não seria mais
> inteligente usar Unicode nos "browsers" e nos DNS sem ter de
> preocupar-se com "plugins"?

Isto não funciona. DNS é somente 8 bit clean, não 56 bits para a
representação de um caracter em cyrilico por exemplo.

Plugins é uma alternativa somente para o software de um vendor que não
atualiza seu browser fazem alguns anos.

Como ainda existem muitos casos de não suporte em aplicações é
recomendavel que IDNA seja utilizado somente para URLs e que neste
caso seja utilizada a sua versão ACE.

A minha opinião pessoal[2] ainda continua a mesma de 2 anos atrás, mas
como disse o Demi, a não implementação já não é mais uma opção hoje.

A interface e a documentação do site do registro deixarão muito claro
para o solicitante quais as perspectivas de funcionalidade desta
tecnologia hoje.

[]s
Fred

[1] ftp://ftp.registro.br/rfc/rfc3940.txt
[2] http://eng.registro.br/pipermail/gter/2003-January/001249.html