[GTER] Domínios em Português

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Wed May 4 18:38:11 -03 2005

Frederico A C Neves wrote:

> Isto não funciona. DNS é somente 8 bit clean, não 56 bits para a
> representação de um caracter em cyrilico por exemplo.
>
> Plugins é uma alternativa somente para o software de um vendor que não
> atualiza seu browser fazem alguns anos.
>
> Como ainda existem muitos casos de não suporte em aplicações é
> recomendavel que IDNA seja utilizado somente para URLs e que neste
> caso seja utilizada a sua versão ACE.

    Mas nesse caso, por que não usar simplesmente isto?

    Só se for assim, por que usando o nome com acentos não vai.  No meu
caso, com firefox e squid deu nisso aqui:

Na tentativa de recuperar a URL:
http://www.p%c3%a3odea%c3%a7%c3%bacar.com.br/

O seguinte erro foi encontrado:

    * URL inválida

Alguns aspectos de requisições URL são incorretos. Possíveis causas:

    * Protocolo de acesso incorreto ou faltando (deve ser `http://` ou
similar)
    * Faltou o hostname
    * Hostname com caracter inválido; não são permitidos underscores.

    Ou seja, parece que o firefox até entende, mas o squid/2.5.STABLE9
ainda não.  o coitado ainda achou que a culpa era do underscore.  Alias,
isso já se tornou oficialmente válido, ou ainda é uma violação da RFC?

    Antes que comentem, ele nem tentou resolver no DNS, deu erro antes.

> A minha opinião pessoal[2] ainda continua a mesma de 2 anos atrás, mas
> como disse o Demi, a não implementação já não é mais uma opção hoje.

    Eu entendo.  Como dizia um amigo meu, se o cliente que comprar
bosta, a gente vende.  Mas chama de adubo para cobrar mais caro...    ;-)