[GTER] Domínios em Português

Marlon Borba mborba at trf3.gov.br
Wed May 4 17:08:13 -03 2005

On Wed, 04 May 2005 16:54:12 -0300
Demi Getschko <demi at agestado.com.br> wrote:

> Na implementação do Registro .br  adicionamos **apenas**
> os sinais do português. E foi criada a regra de equivalência
> para evitar competição ou má-fé em nomes diferenciados apenas
> nos acentos. Em suma, "de pato a ganso, pouco avanço.."
> :-)

o problema que vejo, além daqueles levantados pelo Demi, é o fato de esse recurso não ser portável. se não me engano, por não haver nenhum "standard" universal em RFC, cada implementação de DNS nacionalizado deve ser suportada pelo "browser". imaginem a situação de um "dekassegui" lá no Japão que receba a notícia de, para ler seu webmail, ter de baixar um "plugin" qualquer que a versão japonesa do "browser" XPTO não foi feito para suportar... ou, o que é pior, os "browsers" terem de vir todos com pacotes de internacionalização que os tornem mais "fatware" do que eles já são. não seria mais inteligente usar Unicode nos "browsers" e nos DNS sem ter de preocupar-se com "plugins"?