[GTER] Técnicas e Ferramentas de Medições de Tráfego Internet no Auxílio a Gerência de Redes.

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Mar 15 13:21:51 -03 2005

Denis

On Tue, Mar 15, 2005 at 12:13:17PM -0300, Denis Albuquerque wrote:

> Inicialmente identificando o "estado da arte", principalmente através de
> estudos elaborados pela CAIDA (www.caida.org). Particularmente, estou
> estudando a fundo a ferramenta CoralReef.

Um velho participante desta lista tem sua tese de mestrado nesta
área. Ele apresentou em um intervalo do GTER10 ou 11 enquanto alguém
estava atrasado, mas não deixou material algum disponível. :-(

Ele tem uma apresentação no GTER11[1] sobre performance na época em
que ainda trabalhava em um grande provedor de transito aqui no Brasil.

Quem sabe ele ressurge das cinzas e pode dar mais informações.

> Gostaria de sua ajuda, se possível, na obtenção de informações mais
> atualizadas sobre qual é a "crista da onda" neste sentido, uma vez que
> tenho encontrada muita informação desatualizada, todas de anos
> anteriores. Também ajuda na identificação da motivação atual para
> realização desse tipo de medição. Qualquer ajuda é bem vinda.

As ferramentas que foram desenvolvidas pelo pessoal da CAIDA na
segunda metade da década passada hoje vem sendo aplicadas em problemas
práticos. Tem muita análise gerada com o uso delas para problemas como
a escalabilidade do sistema de nomes de domínio e de roteamento. Estes
problemas são tão velhos quanto a internet e continuam muito atuais, e
não existe, até onde sei nada melhor do que isto para tentar sumarizar
ou visualizar estes dados.

Fred

[1] ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter11/med_pref_ip.zip