[GTER] Greylisting - Em que redes usar

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Mar 8 15:41:01 -03 2005

On Tue, 8 Mar 2005, Paulo Manoel Mafra wrote:

> On Tue, Mar 08, 2005 at 02:56:48PM -0300, Marcelo Coelho wrote:
> * Discordo apenas que liberando o servidor do UOL irá fazer passar mais SPAM
> * pelo Greylisting.
> * O UOL é um MTA válido, irá passar pelo greylisting seja a mensagem SPAM ou
> * não, pois ele irá tentar mais de uma vez entregar a mensagem.
>
> Apenas acrescentando, e´ recomendavel liberar grandes servidores (uol,
> hotmail, gmail, ig...) porque eles nem sempre reenviam as mensagem pelo
> mesmo endereco IP. Assim uma mensagem pode demorar muito tempo para
> chegar.

o único caso que observei assim foi do bradesco.

me parece impossível ou muito difícil você adivinhar que o domínio
xxx.yyy.zz é de um grande provedor e merece tratamento privilegiado. por
mim, vai todo o mundo para a geladeira, a menos que apresente SPF válido.
O UOL, p.ex. faz isso, então quem vem de um de seus servidores se
apresentando como fulano at uol.com.br, passa batido, mas se vier de um
servidor do UOL, porém se apresentando como sicrano at outra-coisa.com.br vai
para a geladeira.

um caso que deve ser liberado da geladeira e do SPF é o dos servidores
secundários de mail, tipo queue-only. nesses casos é bom configurar SPF e
greylisting neles também.

outra situação em que deve haver liberação de SPF e greylist é quando o
cliente se autentica via SMTP AUTH ou apresenta um certificado válido em
conexões sob TLS.