[GTER] Greylisting - Em que redes usar

João Carlos Mendes Luís jonny at jonny.eng.br
Tue Mar 8 18:23:36 -03 2005

Paulo Manoel Mafra wrote:
> On Tue, Mar 08, 2005 at 02:56:48PM -0300, Marcelo Coelho wrote:
> * Discordo apenas que liberando o servidor do UOL irá fazer passar mais SPAM
> * pelo Greylisting.
> * O UOL é um MTA válido, irá passar pelo greylisting seja a mensagem SPAM ou
> * não, pois ele irá tentar mais de uma vez entregar a mensagem.
>
> Apenas acrescentando, e´ recomendavel liberar grandes servidores (uol, hotmail, gmail, ig...) porque eles nem sempre reenviam as mensagem pelo mesmo endereco IP. Assim uma mensagem pode demorar muito tempo para chegar.
> [...]

     Spam esse que não seria mesmo bloqueado pelo greylisting, pois o
MTA tentaria de novo...  Eu não pensei da mesma forma que o Marcelo
Coelho, mas concordo que a idéia dele está certa...

     Para fins de greylisting, não adianta absolutamente nada forçar os
grandes provedores.  Se voce sabe quais os IPs que eles usam, libera
eles da graylist que é melhor para todo mundo.  Notem que não basta
liberar por endereco, tem que ser por IP mesmo.  Senão um email falso
@uol.com.br passaria pela greylist, mesmo tendo vindo de um ADSL.

     Marcelo, voce pode me enviar em private a sua lista de IPs?  Obrigado.