[GTER] Range 201.x.x.x

Giovanni P. Tirloni gpt at tirloni.org
Fri Mar 4 11:20:23 -03 2005

Marcelo Coelho wrote:
> Apoiado.
>
> Se apertamos o bloqueio, ficamos com a imagem de um péssimo serviço de
> e-mail. E isso ocorre porque muitos provedores, principalmente provedores
> grandes, permitem alguns absurdos em suas redes. Então ouvimos a máxima:
> "Ahh.. mas eles enviam e-mail para abc at xyz.com.br e eles recebem
> normalmente, então o problema está com vocês!"

Nem me fale. Geralmente eu pergunto quantos spams eles recebem lá e
quantos recebem aqui e essa diferença fala por si só.

> A Telefonica, por exemplo, usa 123-123-123-123.dsl.telesp.net.br pra todo
> mundo. Não poderia ter usado um dsl-home.telesp.net.br e outro
> dsl-business.telesp.net.br? Se tivesse feito isso, poderiamos bloquear
> explicitamente as conexões do tipo home (IP Dinâmico), e liberar as do tipo
> business (Fixo).

  Aqui a Brasil Telecom, QUANDO TEM REVERSO, adota um
"e.brasiltelecom.net.br" e "t.brasiltelecom.net.br" em alguns casos. Mas
é aquela bagunça e não dá para basear os filtros nisso.

--
Giovanni