[GTER] Range 201.x.x.x

Hamilton Vera hamilton at i2.com.br
Fri Mar 4 11:39:00 -03 2005

Bom dia pessoal.

O problema e' o seguinte (do meu ponto de vista), geralmente nos os
pequenos tentamos fazer nossa parte:

-Publicamos reversos corretamente

-Cadastramos todos os nossos dominios com SPF

- Nao permitimos uso abusivos na rede, e caso acontecam o cliente
 sofre retalicao, puxao de orelha mesmo, nao um simples "Caro usuario
 detectamos que ..." eu particularmente faco questao de ligar para o
 responsavel, nem que isso me tome algumas horas.

- E todas as outras coisas que o nosso companheiro Lao citou...
mas vejam por exemplo o SPF, e' uma tecnologia que ajudaria muito,
mas no momento apenas 3373 dominios .com.br estao cadastrados,
isso perto dos +- 663835 existentes e' muito pouco.

Acho que a questao maior seria entre etica (ter um servico e uma rede
funcionando com decencia) e uma rede ... bem voces sabem que tipo de rede
visando apenas o lucro. Creio que a maioria concorda comigo, o problema e'
que falta "a bala na agulha" para acabar com o problema, pelo menos
um orgao interno de combate ao spam, para tirar esse rotulo
que "nos" temos de spammers. Somos tarjados la' fora como um dos
grandes focos de spam no mundo e nao creio que isso seja culpa dos
pequenos provedores que vemos por ai.

Fala que quando voce tem que acordar no meio da noite para resolver
algum tipo de problema desses, nao da vontade de voce ir la no CPD de um
desses grandes backbones e "meter o pe' na porta" igual policia federal
mesmo.

:-)

Esse tipo de coisa me tornaria uma pessoa mais feliz com certeza.

Bom dia para todos.