[GTER] Estatisticas do NBSO: Spam

Marcelo Coelho marcelo at tpn.com.br
Fri Mar 4 10:49:48 -03 2005

Ou então cadastrar e liberar o acesso somente aos SMTP's dos provedores
credenciados, e exigir que o provedor faça SMTP AUTH. Assim, quem tem ADSL
precisaria usar o SMTP autenticado do provedor.

Teoricamente é bem simples de fazer, pois não são muitos os provedores
credenciados, e seria moleza conseguir uma lista de IP's (atualizada) para
isso. Seria de interesse do provedor manter sua lista atualizada junto as
teles, para não ter reclamação dos usuários.

Assim, quem quiser fazer SPAM, usaria o SMTP do provedor, que já tem uma
equipe de abuse pronta para cancelar a conta do engraçadinho.

Mas acho que apesar de ser tecnicamente viável, acho que existem questões
políticas e jurídicas que impediriam esta prática.

Talvez os provedores não estejam interessados em ter aumento no tráfego de
e-mails de seus servidores, enfim, a questão é bem complexa.

Pena que "quem deveria cuidar disso no Brasil" anda a passos de tartaruga
nesta questão.