[GTER] Estatisticas do NBSO: Spam

Giovanni P. Tirloni gpt at tirloni.org
Fri Mar 4 10:38:37 -03 2005

Alexandre Hautequest wrote:

> Se eles tomarem alguma providencia, afetam os provedores. Como saber se
> o cliente ta fazendo SPAM ou mandando um email valido para um SMTP
> valido? Criar "whitelists" com os possiveis IPs dos provedores? Dai as
> teles adicionam os IPs de N grandes. E os pequenos, como ficam?
>
> O problema nao eh na tele, eh no protocolo e no "usuario". No protocolo
> tao tentando dar um jeito. Ja no usuario...
>
> E tem mais: Qual a "vantagem" pra tele em bloquear trafego, se ela ganha
> receita com o trafego adicional?

  Não sei até que ponto isso seria viável para a operadora mas ela podia
disponibilizar um SMTP autenticado para os usuários e bloquear a saída
para porta 25. Assim ficaria mais facil do grupo de abuse da tele
trabalhar (se ele existir!!) mas é claro que iria criar mais trabalho
para a tele manter isso.

--
Giovanni