[GTER] Balanceamento por pacotes

Alexandre Hautequest hquest at onda.com.br
Wed Mar 2 15:59:18 -03 2005

Rodrigo Simões wrote:
> Marcelo,
>
> Foi justamente o que eu fiz...e simplesmente não pinga no outro lado! Eu
> segui o exemplo na pagina da Cyclades
> (http://www.cyclades.com.br/support/faqs.php?id=580).
>
> Só algumas duvidas:
>
> 1 - Você configura normalmente o /30 dos 2 links?
Geralmente os links sao configurados de acordo com o que a operadora lhe
informou.

> 2 - Na interface TEQL pode ser um IP ficticio, tipo 172.16.1.1/31?
Nao necessariamente, mas economizaria um nat, no caso de o proprio
servidor gerar algum trafego.

> 3 - É necessário a Embratel fazer alguma alteração na ponta dela?
Possivelmente nao.

> 4 - Estou usando Slackware 10.1 (kernel 2.4.29, se não me engano). O que
> você utiliza aí?
Nao sou o autor mas usei essa solucao ha um bom tempo atras, com (se nao
me engano) slack 7.1

> O estranho é que no exemplo da Cyclades eles deletam todas as rotas
> referente às seriais da Embratel...

Por que estranho? Teu canal de saida tem que ser OU o teql0 OU as
seriais fisicas.

Se quiser usar as seriais fisicas (hldc0 e hldc1), use algo como:

# ip route add default \
nexthop via 200.200.200.200 dev hdlc0 \
nexthop via 200.200.200.201 dev hdlc1

--