RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Jan 28 17:13:56 -02 2005

Rubens Kuhl Jr. wrote:
> O que pode ser resolvido usando um From válido da rede de origem, mas
> com Reply-To para o endereço desejado.
>
> Exemplo
> servidor submission: relay.provedor.com.br
> From: fulano.beltrano at provedor.com.br
>
> Isso inclusive tem a vantagem de já permitir a identificação imediata
> pelo provedor de onde veio um e-mail abusivo de quem foi que fez isso.

Humm...mas geralmente listas nao vao "recusar" este email ?
Examplo, eu envio para esta lista aqui como From:
jarruda at provedor.com.br, e coloco o replay-to: jarruda-gter at jarruda.com
Neste caso, o ListServer nao vai reclamar ? (quem e' este
jarruda at provedor.com.br ?)
Humm..ja vi que tenho que estudar este tal de SPF :-)