RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Adriano Mauro Cansian adriano at acmesecurity.org
Fri Jan 28 13:25:26 -02 2005

On 28 Jan, 2005, at 2:01 AM, Gobbo, Marco [DANFORTH] wrote:

> Vejo que a maioria dos participantes aqui não pussuem vivencia
> Internacional por exemplo,

[...deleted...]

> o ideal mesmo é seguir a filosofia americana. Entregar um canal de
> dados
> limpo ao cliente, e
> em caso de SPAM confirmado por monitoramento, logs, etc, comunicar o
> cliente imediatamente e
> no caso de um possível vírus, como a culpa nao terá sido do cliente, o
> mesmo terá um prazo
> pré estabelecido para limpar seu computador de vírus onde inclusive o
> próprio provedor poderá

Eu tenho uma boa experiência internacional, e posso dizer com muito
convicção que isso *não* é aplicado nos EEUU da maneira como você diz.
Isso é exceção.  Se acontece, é em baixíssima escala por lá.

Nos últimos 10 anos eu fiz exatamentem, até o momento, 29.626
reclamações de ocorrência de SPAM contra provedores nos EEUU. Apenas 27
- sim, apenas 27 - deram pelo menos algum tipo de resposta ao
incidente.

-Adriano

---
Prof. Dr. Adriano Mauro Cansian
UNESP - Campus de São José do Rio Preto, SP.
ACME! Computer Security Research
+55  (17) 221-2475 / adriano @ acmesecurity . org
---