RES: RES: [GTER] bloqueio de SMTP para usuarios discados

Gobbo, Marco [DANFORTH] marco at danforth.com.br
Fri Jan 28 02:01:58 -02 2005

Pessoal,

Não tenho muito tempo pra poder ficar interagindo com a lista em todos
os assuntos, mas
dessa vez não consegui ficar calado.

Vejo que a maioria dos participantes aqui não pussuem vivencia
Internacional por exemplo,
e portanto tendem a  buscar soluções de 3º mundo, aplicando filtros e
limitando o usuário
arbitrariamente. Já não chega sermos obrigados no brasil, a pagar por
provedores de conteúdo
sendo que a Internet é o maior banco de dados de todo tipo de conteúdo
existente. Pura
pilantragem ! agora nem consigo imaginar meu provedor me bloqueando para
relays com
outros provedores por exemplo. isso nào existe. Em Campinas, tem um
provedor de canal de
dados chamado DIRECTNET, que além de implementarem NAT para os clientes
com IPs na
faixa 10 ponto alguma coisa, elem fazem o que voces estao querendo
fazer. eles bloqueiam
tráfego SMTP outbound para qualquer endereço que nao o da directnet. Meu
Deus gente, pagar
caro pra ganhar um IP inválido e ainda relays externos bloqueados ? isso
é o cúmulo.

Vamos teder nosso país a caminho do 1º mundo pessoal, vamos fazer igual
na america do
norte por exemplo. Façam igual nosso colega Julio Arruda falou e colocou
muito bem. Implementem
logs e monitoramento em tudo. e Eliminem o cliente que praticar SPAM,
colocando isso ainda
no contrato. Nos EUA, paga-se pelo canal de dados limpinho e faz-se oq
bem intender com ele.

aproveitando a deixa, outro absurdo SÓ de 3o. mundo, é a aplicaçao de
limite de tráfego mensal,
ou franquias de consumo como alguns ISPs gostam de chamar. Que absurdo
isso !

como já falaram na lista, posso configurar meu SMTP server para outra
porta qualquer e enviar SPAM do
mesmo jeito, grande coisa... é tapar o sol com a peneira furada.

outro detalhe, já ouviram falar em SPAMS - "Spam Secure" ? pois é.. não
duvido que inventem isso
pra poderem enviar emails em massa pela porta 465 por exemplo. que
diferença faria ???

o ideal mesmo é seguir a filosofia americana. Entregar um canal de dados
limpo ao cliente, e
em caso de SPAM confirmado por monitoramento, logs, etc, comunicar o
cliente imediatamente e
no caso de um possível vírus, como a culpa nao terá sido do cliente, o
mesmo terá um prazo
pré estabelecido para limpar seu computador de vírus onde inclusive o
próprio provedor poderá
cobrar uma taxa de atendimento técnico em campo para clientes leigos, e
numa 2a. ou 3a.
incidência do mesmo problema, o cliente seria punido com a suspensão do
serviço por 1 ano
por exemplo. aí vai de cada filosofia e de cada empresa prestadora.

Marco Antonio Gobbo
Networking Consultant
DANFORTH CONSULTING LTD.