[GTER] Bloqueio de e-mail via dns

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Tue Jan 11 14:54:57 -02 2005

On Tue, 11 Jan 2005, Antonio Carlos Pina wrote:

> A rigor, não tem nada a ver com greylist. Tem a ver com MINHA opção pessoal
> de não usar nos servidores do provedor. É só.

se voce optar por isso terá que implementar um MTA completo, isto é, com
fila, retry, bounce, etc., RFC-compliant. as únicas pessoas que estão
contentes com agentes meia-boca que só sabem despachar mensagens e não
sabem o que fazer com mensagens de erro são os spammers.

> Imagino que outras centenas de milhares de pessoas usem com muito sucesso,
> ou não veríamos scripts de greylists para todos os MTAs por aí.

eu entendo que o greylist é independente de MTA. e jogar fora uma mensagem
que não veio de um MTA de verdade, para mim é 'feature', não 'bug'.

> O ideal é que quem opte por implementar conheça todos os possíveis senões.
> Uma vez conhecendo e desejando implementar, ótimo! Por isso lancei essa
> questão, pois ela é problema genuíno e fechar os olhos para esse problema
> não o fará desaparecer.

acho que não é problema. problema gera quem resolve mandar e-mail sem um
MTA de verdade. esse é que tem que arcar com o risco de suas mensagens não
chegarem. Se eu recebo uma mensagem e mando de volta um 4xx, o que
acontecer em seguida não é mais problema meu, é do MTA remetente.