[GTER] Re: Qmail - Cluster

Marcelo Estanislau marcelo at standardnet.com.br
Tue Feb 1 20:32:54 -02 2005

Tenho certeza que cada administrador provê de configurações diferentes
de um para o outro, seja no tamanho de inodes alocados para cada
partição, práticas adotadas para a entrega de e-mails, acondicionamento
dos servidores e tudo mais.

Confesso que no primeiro instante fiquei um pouco "boquiaberto" com a
alocação da fila queue na ramdisk, como é considerado uma coisa
*inusitada* por mim, não podemos perder o respeito pelo amigo e ver isso
como uma alternativa a ser considerada para os que viram isso com
simpatia. Sinceramente, sem perder o respeito, sou um pouco mais
reservado, por não possuir uma estrutura de primeiro mundo, sinto-me
mais seguro com uma configuração mais tradicional e replicação para
outros servidores.

Também devemos lembrar muito bem que quando falamos em sistema
operacional de verdade e uptime de máquinas, não estamos falando de
estações windows que após atualizações devem ser reiniciados. É possível
aplicar patches ao kernel e fazer atualização de componentes/aplicativos
sem necessidade restartar o servidor.

--
Marcelo Estanislau Geyer
marcelo at standardnet.com.br