[GTER] Controle e Log de tráfego SMTP e IMs

Marcelo Junior marcelo.junior at telsul.com.br
Thu Dec 8 14:01:14 -02 2005

Olá Isamp,

    Nossa empresa decidiu por fazer o log smtp há algum tempo...segundo
o departamento jurídico, questões éticas e de privacidade estão
resolvidas pela cyberlaw há alguns meses na medida que os juízes
passaram a entender que o e-mail é uma ferramenta como outra qualquer
fornecida pela empresa e que como tal pode afetar na "produção" da
empresa, por isso podendo ser monitorada/reparada/desativada ao bel
prazer da empresa.
O advogado até citou algo assim na época: "Imagine se alguém do
departamento de vendas sai de férias ou fica doente por exemplo e seus
superiores não tem acesso a menssagens trocadas com
fornecedores/clientes...é justo que a empresa deixe de fechar negócios
por conta da privacidade?? Ou então imagine um funcionário mal
intencionado falando em nome da empresa...a imagem aliada ao sufixo do
e-mail não justificam a intervenção para leitura do conteúdo??

Abraço.