[GTER] Controle e Log de tráfego SMTP e IMs

Isamp isamp at terra.com.br
Thu Dec 8 11:44:31 -02 2005

Olá amigos.

Pergunto aos colegas de lista se em suas empresas ou redes que
administram foi discutido e/ou implementado algum tipo de monitoramento
e log de tráfego SMTP e Instant Messengers (IRc ICQ MSN).

Especificamente, quando falo de log me refiro a algum serviço que COPIE
todas as mensagens SMTP e IM que trafegam inbound e outbound, mas que as
armazene de forma estruturada, legivel. (de preferencia em ambiente
linux e Opensource, mas soluções propietárias serão examinadas com carinho).

De toda forma, gostaria de saber tambem dos colegas que por algum motivo
estudaram e/ou implementaram este tipo de ferramente, se poderiam me
passar (em PVT ou na lista) links e/ou dicas complementares.

Estou examinando estas possibilidades, alheio às questões de ordem
filosofica do tipo "Privacidade" e "Ética".

Cordialmente,

Isamp.