[GTER] Problema obscuro (BrT)

Jeronimo Zucco jczucco at ucs.br
Thu Dec 8 10:29:53 -02 2005


Se o problema é o IP, para começar dá uma olhada em: http://www.dnsstuff.com

Execute a consulta "Spam database lookup".

Se estiver listado, cada lista possui seu método de remoção.

Mas chegar ao ponto de ser barrada toda a comunicação, inclusive até a 
porta 80, eu não tinha visto... Quer dizer, até vi. O que você andou 
fazendo nesse IP ? :-)

-- 
Jeronimo Zucco
LPIC-1 Linux Professional Institute Certified
Núcleo de Processamento de Dados
Universidade de Caxias do Sul

http://jczucco.blogspot.com



Giovanni P. Tirloni wrote:
> Olá,
> 
>   Estamos com um problema bem esquisito. O cliente possui aquele serviço 
> IP Turbo da BrasilTelecom, que não passa de uma ADSL com IP fixo mas 
> upstream e downstream em 512Kbit/s.
> 
>   De um dia para o outro as conexões TCP para alguns lugares pararam de 
> funcionar, mas é bem aleatório. Por exemplo, não abre conexão na porta 
> 80 do Yahoo, mas abre do UOL e não abre no Terra.. está dificil de achar 
> um padrão.
> 
>   Como sempre a operadora alegou que o servidor proxy que era o problema 
> então colocamos umas das máquinas diretamente no roteador e ela 
> apresentou o mesmo problema.
> 
>   Então trocamos o modem ADSL e não resolveu nada. Depois de muita briga 
> um técnico finalmente foi até o local e fez o seguinte teste ele trocou 
> o usuário da autenticação para que dessa forma atribuísse outro IP e.. 
> bingo, funcionou!
> 
>   O técnico entrou em contato com Brasilia e disseram que o IP estava em 
> uma blacklist anti-spam.. acontece que temos um servidor de SMTP que não 
> utiliza nenhuma das listas que nos forneceram (bem esquisitas) e a 
> conexão na porta 25 nem chega a abrir (deveria abrir e o smtpd bloquear 
> depois com mensagem de erro).
> 
>   O que acontece é que o cliente manda o TCP SYN, o nosso servidor 
> responde com o SYN+ACK mas esse pacote nunca chega no cliente (tudo 
> averiguado com tcpdump no gateway do cliente). Suspeito que o mesmo 
> ocorra com Terra, Yahoo e outros que não abrem conexão.
> 
>   A BrT alega que de forma alguma bloqueia seus próprios clientes. Mas 
> não acho outra explicação para isso pois entre o cliente e nosso 
> servidor SMTP só existem roteadores da BrT.
> 
> Algo bem esquisito (já que eles não dão nenhuma informação).. alguém já 
> passou por isso ? O serviço está lá precário a uns 8 dias e estou 
> pensando em cancelar.
> 
> []'s
> 





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