[GTER] Problema obscuro (BrT)
Jeronimo Zucco
jczucco at ucs.br
Thu Dec 8 10:29:53 -02 2005
Se o problema é o IP, para começar dá uma olhada em: http://www.dnsstuff.com
Execute a consulta "Spam database lookup".
Se estiver listado, cada lista possui seu método de remoção.
Mas chegar ao ponto de ser barrada toda a comunicação, inclusive até a
porta 80, eu não tinha visto... Quer dizer, até vi. O que você andou
fazendo nesse IP ? :-)
--
Jeronimo Zucco
LPIC-1 Linux Professional Institute Certified
Núcleo de Processamento de Dados
Universidade de Caxias do Sul
http://jczucco.blogspot.com
Giovanni P. Tirloni wrote:
> Olá,
>
> Estamos com um problema bem esquisito. O cliente possui aquele serviço
> IP Turbo da BrasilTelecom, que não passa de uma ADSL com IP fixo mas
> upstream e downstream em 512Kbit/s.
>
> De um dia para o outro as conexões TCP para alguns lugares pararam de
> funcionar, mas é bem aleatório. Por exemplo, não abre conexão na porta
> 80 do Yahoo, mas abre do UOL e não abre no Terra.. está dificil de achar
> um padrão.
>
> Como sempre a operadora alegou que o servidor proxy que era o problema
> então colocamos umas das máquinas diretamente no roteador e ela
> apresentou o mesmo problema.
>
> Então trocamos o modem ADSL e não resolveu nada. Depois de muita briga
> um técnico finalmente foi até o local e fez o seguinte teste ele trocou
> o usuário da autenticação para que dessa forma atribuísse outro IP e..
> bingo, funcionou!
>
> O técnico entrou em contato com Brasilia e disseram que o IP estava em
> uma blacklist anti-spam.. acontece que temos um servidor de SMTP que não
> utiliza nenhuma das listas que nos forneceram (bem esquisitas) e a
> conexão na porta 25 nem chega a abrir (deveria abrir e o smtpd bloquear
> depois com mensagem de erro).
>
> O que acontece é que o cliente manda o TCP SYN, o nosso servidor
> responde com o SYN+ACK mas esse pacote nunca chega no cliente (tudo
> averiguado com tcpdump no gateway do cliente). Suspeito que o mesmo
> ocorra com Terra, Yahoo e outros que não abrem conexão.
>
> A BrT alega que de forma alguma bloqueia seus próprios clientes. Mas
> não acho outra explicação para isso pois entre o cliente e nosso
> servidor SMTP só existem roteadores da BrT.
>
> Algo bem esquisito (já que eles não dão nenhuma informação).. alguém já
> passou por isso ? O serviço está lá precário a uns 8 dias e estou
> pensando em cancelar.
>
> []'s
>
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