[GTER] Cabeamento (Ethernet e Telefonia)

Alvaro askion at terra.com.br
Sun Apr 10 21:50:56 -03 2005

At 19:02 10/4/2005, you wrote:

Oi Walter,

Obrigado pela pronta resposta.

>         Aqui no Departamento de Engenharia Eletrica da Universidade
> Federal do Rio Grande do Sul estamos utilizando exatamente a mesma coisa,
> tambem para poupar e simplificar no cabeamento.

Show de bola ! não me sinto o único na redução de custos... ja gastei quase
R$ 600.00 entre conduites, caixas 4x4/4x2 e estes interruptores modulares.

Em tempo: Pra quem for fazer obra, não usem conduites corrugados, eles são
terriveis para passar qualquer tipo de cabo, principalmente nas curvas.

>         Nao chegamos a fazer testes para medir o desempenho com e sem
> telefonia no mesmo cabo, mas na utiilzacao no dia-a-dia, nao notamos
> qualquer problema. Ja' estamos trabalhando assim a 2 anos ou mais.

Mas, usaram os 2 ao mesmo tempo ? ou um de cada vez ? a  minha duvida é
justamente em cima disso... estarei usando os 2 pares para ethernet e o
outro pra telefonia e em alguns momentos eles estarão em uso simultaneo.

>         Tambem lembro de ter lido em algum lugar que os pinos 4, 5, 7 e 8
> sao realmente reservados para telefonia, mas nao lembro onde li isto e
> portanto nao sei quao "oficial" e' esta informacao.

Eu tb li isso... se voce for usar a rede a 100mbit, voce usa somente 1-2 e
3-6, o resto fica livre para rede-voz analogica e rede-voz digital.

Conforme esta no artigo que li, rede-analogica usaria um par só (7-8) e
para rede-digital seriam usados os pares 3-6 e 4-5. em outro artigo eles
chamam isso de VDI (voz, dados e imagem).

>         Por outro lado, nao e' necessario qualquer derivacao no
> patch-cord, ja' que o RJ11 macho encaixa-se perfeitamente no RJ45 femea.
> Alem disso, no sistema de telefonia a 2 fios utilizado no Brasil (bom,
> pelo menos no RS) sao utilizados apenas os dois pinos centrais do RJ11,
> que conetam-se exatamente nos pinos 4 e 5 do RJ45.  Ou seja, com o
> cabeamento adequado, pode-se utilizar a mesma tomata tanto para ethernet
> quanto  para telefonia. Particularmente, acho esta situacao muita
> coincidencia para nao ter sido algo planejado e previsto em alguma norma.

Ok numa ponta do patch-cord, mas como fazer o split para a rede e para o
telefone ? você (no meu pensamento) vai ter de derivar, ou seja, na ponta
do patch-cord que vai pro equipamento (computador, e telefone) você terá de
extrair o par do telefone.

A outra saida, seria colocar direto num outro modulo rj-11 ou rj-45 no
espelho, mas caio naquele problema do custo elevado do modulo, de maneira,
que acho mais barato derivar no patch-cord na ponta dos equipamentos, pois
os conectores (rj-11 e rj-45) são bem mais baratos do que os modulos desses
espelhos industriais.

É como eu falei na primeira mensagem, eu não cheguei ler a norma, mas ja li
em diversos artigos que pode usar, e outros que dizem que não podem. Porém,
nenhum prova/teste, somente escrita... fica dificil acreditar, você sabe.

Abraços e obrigado.

Alvaro Nascimento