[GTER] Cabeamento (Ethernet e Telefonia)

Walter Fetter Lages w.fetter at ieee.org
Sun Apr 10 19:02:17 -03 2005

	Alvaro:

	Aqui no Departamento de Engenharia Eletrica da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul estamos utilizando exatamente a mesma coisa, tambem
para poupar e simplificar no cabeamento.

	Nao chegamos a fazer testes para medir o desempenho com e sem telefonia
no mesmo cabo, mas na utiilzacao no dia-a-dia, nao notamos qualquer
problema. Ja' estamos trabalhando assim a 2 anos ou mais.

	Tambem lembro de ter lido em algum lugar que os pinos 4, 5, 7 e 8 sao
realmente reservados para telefonia, mas nao lembro onde li isto e
portanto nao sei quao "oficial" e' esta informacao.

	Por outro lado, nao e' necessario qualquer derivacao no patch-cord, ja'
que o RJ11 macho encaixa-se perfeitamente no RJ45 femea. Alem disso, no
sistema de telefonia a 2 fios utilizado no Brasil (bom, pelo menos no
RS) sao utilizados apenas os dois pinos centrais do RJ11, que conetam-se
exatamente nos pinos 4 e 5 do RJ45.  Ou seja, com o cabeamento adequado,
pode-se utilizar a mesma tomata tanto para ethernet quanto  para
telefonia. Particularmente, acho esta situacao muita coincidencia para
nao ter sido algo planejado e previsto em alguma norma.

--
[ ]'s
Walter Fetter Lages       <mailto:w.fetter at ieee.org>