[GTER] Cabeamento (Ethernet e Telefonia)

itamar itamar at ispbrasil.com.br
Sun Apr 10 14:54:49 -03 2005

Se a rede for pequena, cerca de uns 30 metros de cabo pode fazer que
funciona legal (experiencia propria), mas se for uma distancia maior talves
de problemas.

Itamar Reis Peixoto
+55 (34) 3238 3845
e-mail : itamar at ispbrasil.com.br
http://www.ispbrasil.com.br

Olá a Todos,

Não sei se a pergunta cabe muito bem nesta lista, se não estiver dentro das
caracteristicas, minhas sinceras desculpas.

Eu to fazendo uma pequena rede em casa e para poupar um pouco de grana na
compra de rj-45-femeas-espelho-de-alguma-marca-tipo-pialplus (R$ 27.00 por
modulo de rj-45 e R$ 17.00 por rj-11) e já que em redes 10/100mbits só se
usam os pares 1-2 e 3-6, pensei usar neste mesmo femea o 4-5 para o telefone
também e fazer derivação no patch-cord se no ponto que eu for usar, tiver
rede e telefonia.

Estou em dúvida com relação a perda que isto trará, li em alguns artigos que
tem perda, mas não dizem nada com relação a números e tambem não mostram
nenhuma prova, o que me deixa a pensar que pode ser um pouco de achômetro.

Ao mesmo tempo também encontrei artigos que dizem que não causa nenhum
problema, mas assim como o outro, não trazem nenhuma prova.

Não cheguei a pesquisar na norma EIA/TIA 568, mas comentaram comigo que não
fala nada sobre o assunto, mas não confirmei a informação.

Alguém já fez isso por ai ?  o que notou na prática ? tem perda realmente ?
balela, supertição, achômetro ?

Qualquer compartilhamento desse tipo de experiencia é bemvindo.

Abraços a todos,

Alvaro Nascimento